• w-googleplus
  • Twitter Clean
  • w-facebook
Vedação
Tipo de Helice
Benefícios

O agitador lateral TORKMIX oferece confiabilidade, operação livre de problemas, durabilidade, baixa manutenção e capacidade de trabalhar em locais remotos e em ambientes agressivos.  São utilizados em grandes tanques de mistura ou em tanques de volumes menores, onde há impossibilidade de instalar agitadores verticais. No setor de açúcar e álcool, as principais aplicações são Dorna de Fermentação e Cuba de Fermento (acima de 400m³).

Facilidade de Manutenção

Devido ao nosso projeto simplificado, inúmeras peças são facilmente encontradas no mercado, garantindo uma manutenção rápida e com custos reduzidos.

As configurações de vedação padrão incluem selos mecânicos tipo cartucho simples ou duplo, de acordo com o projeto, disponíveis em uma grande variedade de materiais. A  vedação por cordões de gaxeta inclui caixa de selagem especial para pressões hidrostáticas de até 1,0 Kg/cm²G. Independente do sistema de vedação, cada misturador inclui um colar de desligamento e sistema de retração como recurso padrão, permitindo a manutenção do acionamento ou substituição do selo sem a necessidade de esvaziar o tanque.

Para esse projeto, utilizamos um impelidor de alta eficiência (TKFAE), desenvolvido com 3 ou 4 pás inclinadas, que variam o ângulo de inclinação de acordo com a aplicação, com alto poder de bombeamento em função da potência consumida e é excelente para aplicações que envolvam líquidos miscíveis, dissolução de partículas sólidas, líquidos de diferentes densidades, processos de transferência térmica onde há necessidade do controle de temperatura e até suspenção de sólidos mediante estudo prévio.

Aumento do turnover

 

Aumento da taxa de recirculação do produto dentro do tanque, devido ao alto bombeamento com potências reduzidas. Consequentemente, outros benefícios são oferecidos, como uniformidade, dispersão e suspensão de partículas sólidas, obtendo controle estável de temperatura em todo o produto.

Menor Consumo de Potência

 

Em comparação com outros sistemas de recirculação, os agitadores laterais necessitam de baixa potência instalada em relação a bombas ou hidro injetores que utilizam potências na ordem de até dez vezes o consumo do agitador para produzirem o mesmo bombeamento e turnover no tanque.

Nos agitadores laterais, as hélices são configuradas dentro do tanque, onde a perda de carga é minimizada, operando com velocidades tangenciais reduzidas e com um poder de bombeamento maior, sem provocar o cisalhamento dos sólidos presentes no meio líquido.

 

No caso da fermentação, um equipamento com alto poder de cisalhamento pode prejudicar o sistema biológico, acelerar a formação de espumas e, para os casos onde a mesma bomba de recirculação passa pelo trocador de calor, o controle de temperatura do sistema fica comprometido com a taxa de recirculação turnover.

 

Equipamentos como bombas e hidro injetores atacam o líquido com maior velocidade pontual, provocando a aeração do líquido, que causa um descontrole biológico em fermentações anaeróbicas.

 

Sistema de Fluxo

Rua Ângelo Magionni, 125 - Pq. Industrial Tanquinho • Ribeirão Preto • SP • CEP 14075-675 •  Tel.: +55 16 3211.2181